Início | Projetos | Fala aí, juiz!

Fala aí, juiz!
29 de Agosto de 2019 às 10h15

O Conselho Nacional de Justiça definiu como um dos objetivos estratégicos do Macrodesafio “Garantia dos Direitos da Cidadania”, para cumprimento no período de 2015 a 2020, a ampliação do acesso do cidadão ao Poder Judiciário Estadual visando democratizar a relação com os órgãos judiciais.

Nesse sentido, foi idealizado o projeto “Fala aí, juiz”, o qual tem como finalidade esclarecer posicionamentos judiciais que, frequentemente, não são bem compreendidos, utilizando linguagem simples e de forma genérica, à população em geral.

Todos os programas serão produzidos pela Corregedoria Geral da Justiça, sob a orientação do juiz responsável pelo planejamento estratégico e dos juízes corregedores, com a essencial participação dos servidores da área de Comunicação e Informática em todo o processo, sendo submetidos ao Corregedor antes de exibidos. 

Para a filmagem e edição dos programas a Corregedoria poderá contar com o apoio de servidores do Tribunal, da Escola da Magistratura e da TV Assembleia.

Os juízes serão convidados pela Corregedoria, levando em conta a afinidade com a matéria a ser discutida e o estilo pessoal de cada magistrado, de modo a priorizar a simplicidade como elemento importante para a empatia do público.

O programa começa fazendo uma breve explanação sobre o tema, em seguida são exibidas as gravações feitas com populares, em ruas, praças, feiras, fóruns ou outros ambientes públicos. Com a palavra, o juiz convidado responde aos questionamentos, esclarecendo à população os motivos que podem levar um juiz a tomar determinadas decisões.

Respondidas as perguntas, é feito o encerramento, com foco na valorização do juiz e do Poder Judiciário, evitando atingir de forma negativa qualquer outro órgão.

As questões inicialmente serão colhidas pela equipe da Corregedoria Geral da Justiça no fórum, em praças e em outros ambientes públicos. Este projeto consiste em entrevistas realizadas em espaços públicos, possibilitando que um juiz que tenha afinidade com a matéria a ser discutida, esclareça as dúvidas da sociedade.

Assista aos vídeos já produzidos desde o lançamento do programa, em março de 2018.

Album de Fotos